Você sabia que o interfone é um item de segurança que consta em norma?
Imagine a situação, você tranquilo dentro do elevador quando, de repente, ele para. Sua primeira reação, diante desta situação, é acionar o interfone para solicitar ajuda, mas para a sua surpresa, ele não está funcionando. E agora? O que fazer?
Sua segurança em primeiro lugar
É preciso zelar pela nossa segurança e ter um interfone, funcionando, em um elevador, é essencial para situações que necessitam de comunicação com o ambiente externo.
Sabia que não é incomum vermos elevadores de condomínios onde o interfone não funciona? Como um item de norma, ele deveria fazer parte da vistoria, mas muitas vezes acaba sendo deixado de lado, colocando em risco a segurança dos usuários.
O que fazer quando alguém ficar preso no elevador?
A falta de manutenção e panes elétricas nos elevadores podem ocasionar problemas como paradas bruscas, desnível entre andares e também a terrível situação de ficar preso.
Mas o que fazer se eu, ou alguém ficar preso dentro do elevador? Bem, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. Os elevadores, normalmente, possuem itens de segurança como luzes de emergência, ventilação, botão de emergência e interfone.
Nunca force a porta para tentar liberar a saída, pois há um grande risco do elevador voltar a funcionar e causar um grave acidente. Aguarde o socorro para ser retirado em segurança.
Síndicos, zeladores, moradores, nenhuma dessas pessoas possui o conhecimento necessário para efetuar o resgate. Neste caso, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros ou a empresa que realiza a Manutenção de Elevadores, pois eles são treinados e capacitados para efetuar o salvamento.
Lembre-se da Manutenção
A manutenção dos elevadores deve ser efetuada periodicamente para que nenhum problema ocorra.
Aos condôminos deve ficar visível o relatório de manutenção informando os procedimentos executados bem como a data do serviço prestado.
Caso não se sinta seguro com o serviço atual prestado em seu condomínio, converse com o síndico e solicite o orçamento para uma nova empresa de manutenção de elevadores.